A conduta de exclusão do alérgeno deve contemplar a total exclusão do alimento reconhecido ou supostamente envolvido, inclusive dos produtos dele derivados e de preparações ou produtos alimentícios que o contenham.
Com relação ao leite, precisamos reconhecer os nomes que indicam a presença de leite, os nomes que podem indicar a presença de leite e de nomes que parecem conter leite, mas que podem ser consumidos.
Lista de ingredientes que indicam a presença do leite:
Soro do leite, sólidos do leite, soro de concentrado de proteínas, soro desmineralizado, proteína do soro, whey protein, caseína, caseinato, fermento lácteo, lactoalbumina, lactoglobulina, lactoferrina, composto lácteo, mistura láctea, proteína láctea do soro do leite microparticulada, lactose, lactulose, lactulona, gordura de manteiga, óleo de manteiga, éster de manteiga, cultura inicial de ácido lático fermentados em leite ou soro do leite.
Lista dos aditivos que podem indicas a presença do leite, a depender do fabricante:
Corante, aroma ou sabor natural de manteiga, margarina, leite, queijo, caramelo, creme de coco, creme de baunilha, iogurte, doce de leite e outros derivados de leite.
Lista dos ingredientes que não possuem as proteínas do leite e podem ser consumidos:
Ácido lático, lactato de sódio e de cálcio, estearoil lactil, leite de coco, conservador propionato de cálcio, manteiga de cacau.