Mês de conscientização da APLV
A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Danone se unem mais uma vez para promover a conscientização sobre a Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV), uma das alergias alimentares mais comuns nos primeiros anos de vida.
A campanha inicia na Semana Nacional de Conscientização sobre Alergia Alimentar, que acontece de 12 a 18 de maio, conforme estabelecido pela Lei nº 14.731/2023.
Durante esse período, vamos compartilhar conteúdos educativos, materiais de apoio e histórias reais para ampliar o conhecimento sobre a APLV e apoiar famílias, profissionais de saúde e toda a comunidade nessa jornada.
A convivência fora de casa pode ser desafiadora para famílias que lidam com a APLV, cheia de adaptações e, muitas vezes, inseguranças.
Frequentar creche e/ou escola é um dos eventos mais importantes para a socialização e o desenvolvimento de uma criança. Todos tem um papel na inclusão da criança com APLV nessa etapa!
Vídeo com orientações práticas sobre inclusão e segurança nas creches e escolas para compartilhar com quem também cuida do seu filho.
Carta informativa para compartilhar com a creche e escola com os principais cuidados da criança com APLV.
Referência: de Oliveira LCL, et al. Arq Asma Alerg Imunol - Vol. 9, N° 1, 2025.
APLV é uma condição alérgica onde o sistema imunológico do bebê reage à proteína do leite de vaca, causando desconforto. Geralmente aparece nos primeiros meses de vida.
A alergia alimentar pode ser um desafio para muitas famílias, especialmente porque estamos falando da saúde dos nossos filhos. Felizmente, ao entender os sinais e sintomas, os pais podem agir rapidamente e garantir que eles recebam o cuidado necessário.
A APLV é uma reação do sistema imunológico às proteínas do leite de vaca, como caseína, alfa-lactoalbumina e beta-lactoglobulina.