O estudo conduzido pela Danone Nutricia tem como objetivo avaliar a adequação da dieta e o estado nutricional de crianças acima de 1 ano que permanecem com APLV e estão em diferentes condutas nutricionais.
- Pais ou responsáveis (maiores de 18 anos) de crianças que se encaixem no perfil abaixo
- Idade entre 1 e 5 anos;
- Que seguem dieta de eliminação da proteína do leite de vaca por alergia alimentar ou doença gastrointestinal eosinofílica, sem intenção de consumo de leite de vaca e derivados pela duração do estudo (até 30 dias);
- Estar no mínimo em 01 (um) mês na conduta nutricional atual;
Que não tenham:
- Peso ao nascimento <2500g;
- Prematuridade (Idade gestacional <37 semanas) com necessidades alimentares específicas;
- Dieta com exclusão de alimentos por outros motivos, como doença celíaca, intolerância à lactose, intolerância à frutose e galactosemia;
- Doenças hepáticas, cardíacas, renais, genéticas, endocrinológicas, neoplásicas e neurológicas graves;
- Retardo do desenvolvimento neuropsicomotor em tratamento de reabilitação;
- Doenças que requerem mudanças na dieta como obesidade, diabetes mellitus, entre outras;
- Impossibilidade de alimentação por via oral e/ou doenças que exijam o uso de nutrição por sonda ou gastrostomia;
- Síndromes genéticas;
- Presença de diarreia persistente ou doenças inflamatórias intestinais;
- Necessidade de hospitalização no momento de inclusão no estudo ou nos últimos 30 dias;
- Participação em outro estudo clínico nas duas semanas anteriores e durante o período do estudo.
Para fazer a inscrição, a pessoa voluntária deve preencher este formulário online:
Nele serão descritas as etapas do estudo e o voluntário que concordar em participar poderá declarar que está de acordo em ingressar nessa jornada.
A seguir deverá responder algumas perguntas sobre o estado de saúde e dieta atual, além de questões sociodemográficas.
As respostas deste formulário serão recebidas por uma nutricionista que faz parte da equipe de pesquisa e que avaliará se o voluntário se encaixa no perfil exigido para o estudo.
Se sim, ela entrará em contato para agendar uma entrevista online ou por chamada telefônica (de acordo com a preferência do voluntário) para coletar informações sobre o que a criança pela qual ele é responsável comeu no dia anterior, além de informações de saúde complementares. Ao final, a nutricionista agendará com o voluntário a data e horário da próxima entrevista.
Na segunda entrevista, a nutricionista novamente coletará informações sobre a alimentação da criança no dia anterior. Além disso, trará ao participante informações sobre a dieta para APLV e esclarecerá dúvidas.
O estudo gerará importantes evidências sobre o uso de suplementação em crianças com APLV persistente, que poderão ser utilizadas pela comunidade científica para nortear o manejo nutricional desses pacientes no futuro.
Além disso, o voluntário terá acesso a informações sobre os cuidados necessários na dieta de uma criança com APLV.
O voluntário da pesquisa precisará disponibilizar seu tempo e recursos tecnológicos (por exemplo, internet) para responder aos questionários online (aproximadamente 20 minutos) e participar das entrevistas com a nutricionista (aproximadamente 20 minutos para cada entrevista).
A qualquer momento, você pode entrar em contato com a equipe de pesquisa, seja para tirar dúvidas ou por outros motivos, através dos seguintes canais:
- aplv.pesquisa@gmail.com
- (11) 9 6309-4196