Para pais

Alergia Alimentar: Dieta em família

Alergia Alimentar: Dieta em família

11/04/2013

Toda a família precisou se adaptar à restrição alimentar do bebê, além de adotar alguns cuidados como, por exemplo, estar atento à limpeza dos utensílios domésticos, já que, mesmo limpos, podem conter fragmentos de substâncias nocivas à saúde da criança alérgica.

Sandra Vieira dos Santos, 33, é mãe de Pedro Henrique, de 2 anos, alérgico às proteínas do leite e do ovo. O diagnóstico foi feito com apenas um mês de vida. 

Devido ao surgimento de uma icterícia associada à amamentação, a alimentação do bebê precisou ser complementada com a inclusão de leite de vaca. Tal mudança resultou no aparecimento dos primeiros sintomas, quando a APLV foi detectada. "Ele começou a ficar com a barriga inchada, a ter muita cólica e a não dormir direito. Por meio de exames de fezes, foi possível comprovar que meu filho tinha essa alergia", relembra. Já a alergia ao ovo foi identificada por meio de um exame de sangue que indica diferentes tipos de alergia. 

Sandra diz que, a princípio, não havia muita informação acerca da alergia alimentar do filho e decidiu fazer uma dieta bastante restritiva pois, geralmente, quem tem alergia a leite pode reagir a outras proteínas. "Fiz uma dieta isenta de leite, carne, soja e trigo. Aos poucos, fui introduzindo outros componentes até descobrir que a alergia dele era ao leite de vaca e ao ovo". Hoje, todos os integrantes da família fazem a dieta restritiva. "Foi difícil a família se adaptar, pois os produtos disponíveis no mercado não costumam rotular a presença de componentes do leite", conta. 

A médica Christiane Araújo alerta que é necessário fazer uma substituição adequada em dietas que restrinjam um grupo de alimentos a longo período para suprir o balanceamento nutricional dos macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) e dos micronutrientes (vitaminas e minerais). Caso não seja feito um planejamento nutricional, o organismo torna-se deficiente em zinco, cálcio e vitaminas, o que leva ao desencadeamento de uma série de complicações, como anemia. 

voltar

ASSUNTOS RELACIONADOS:

Alergia ao leite de vaca e alergia à lactose são diferentes?

Alergia ao leite de vaca e alergia à lactose são diferentes?

Crianças com APLV, acima de um ano de idade, não necessitam mais de fórmulas especiais?

Crianças com APLV, acima de um ano de idade, não necessitam mais de fórmulas especiais?

RECEITA EM DESTAQUE:

Mini pizza

Mini pizza